Seis
dicas para montar um bom currículo
O
currículo é a apresentação profissional e cometer erros pode ser fatal na
procura por um emprego
Um currículo feito de maneira
adequada não garante a contratação, mas é meio caminho andado. O documento
deve captar instantaneamente a atenção de quem lê: segundo especialistas, os
empregadores dedicam, em média, apenas 40 segundos à tarefa. Mas a missão de
sintetizar dados não é tão simples. Se, por um lado, um currículo longo tem a
gaveta como destino certo, por outro, um curto demais pode omitir informações
essenciais sobre o candidato.
Para acertar a medida, o ideal é apostar na personalização, de acordo com a
vaga pretendida. “Preparar um bom currículo demanda tempo, porque é preciso
pensar nas informações mais importantes e revisar sempre, focando nos aspectos
que a vaga pede”, diz Gilberto Sobrinho, diretor de RH do grupo Foco Talento.
Confira seis dicas para ser bem-sucedido:
1) Seja
objetivoInclua um pequeno sumário no início
do currículo descrevendo qualificações e realizações mais importantes. Esse
resumo pode levar o contratante a se interessar pelo restante. Portanto seja
sucinto, mas instigante
2) Facilite
a LeituraUse fontes formais, com tamanhos
adequados e espaços entre as linhas, pois isso facilita bastante a leitura.
Deixe também um bom espaço entre cada campo. E muito importante: cuidado com a
ortografia. Uma revisão atenciosa pode pegar erros grosseiros
3) Informe
somente o que importaListar a escolaridade a partir do
nível médio é suficiente. Já os números do RG, ou do título de eleitor, são
dados necessários apenas quando a vaga for preenchida, portanto não é preciso
colocar no currículo
4) Estruture
o documento em camposNome, contato, objetivo e experiência
profissional, qualificações, formação educacional, cursos e/ou treinamento são
algumas sugestões de campos para o currículo. Liste sua experiência
profissional começando pelo último emprego. Avalie a necessidade de descrever
experiências em áreas diferentes ou de curta duração e dê preferência às
principais funções executadas em sua vida profissional
5) Destaque
seus contatosEscreva claramente endereço e os
números de telefone residencial e celular. Informe email e possibilidades de
contato online (Google Talk, MSN etc). Para vagas na área de Humanas, incluir
redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut) também pode ser boa ideia, desde que
elas sejam um espelho do seu perfil profissional e não contenham informações
pessoais que possam comprometer sua imagem. Coloque essas informações em um
campo separado no final do documento
6)
Crie palavras-chave
Segundo o diretor da empresa de recrutamento de executivos Robert Half,
Fernando Mantovani, um bom currículo pode ser escrito em duas páginas. Caso o
candidato tenha muita experiência e não consiga resumir em apenas duas páginas,
é recomendado fazer outro documento para ser apresentado durante a entrevista.
É importante manter o currículo
sempre atualizado, mesmo que o profissional não esteja desempregado. Afinal, as
oportunidades podem aparecer a qualquer momento, mesmo quando não se está em
busca de um novo trabalho.
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