quarta-feira, 27 de junho de 2012


Seis dicas para montar um bom currículo

O currículo é a apresentação profissional e cometer erros pode ser fatal na procura por um emprego

Um currículo feito de maneira adequada não garante a contratação, mas é meio caminho andado. O documento deve captar instantaneamente a atenção de quem lê: segundo especialistas, os empregadores dedicam, em média, apenas 40 segundos à tarefa. Mas a missão de sintetizar dados não é tão simples. Se, por um lado, um currículo longo tem a gaveta como destino certo, por outro, um curto demais pode omitir informações essenciais sobre o candidato.

 dp_1463644222744517.jpg

Para acertar a medida, o ideal é apostar na personalização, de acordo com a vaga pretendida. “Preparar um bom currículo demanda tempo, porque é preciso pensar nas informações mais importantes e revisar sempre, focando nos aspectos que a vaga pede”, diz Gilberto Sobrinho, diretor de RH do grupo Foco Talento. Confira seis dicas para ser bem-sucedido:

1) Seja objetivoInclua um pequeno sumário no início do currículo descrevendo qualificações e realizações mais importantes. Esse resumo pode levar o contratante a se interessar pelo restante. Portanto seja sucinto, mas instigante

 2) Facilite a LeituraUse fontes formais, com tamanhos adequados e espaços entre as linhas, pois isso facilita bastante a leitura. Deixe também um bom espaço entre cada campo. E muito importante: cuidado com a ortografia. Uma revisão atenciosa pode pegar erros grosseiros

  3) Informe somente o que importaListar a escolaridade a partir do nível médio é suficiente. Já os números do RG, ou do título de eleitor, são dados necessários apenas quando a vaga for preenchida, portanto não é preciso colocar no currículo

  4) Estruture o documento em camposNome, contato, objetivo e experiência profissional, qualificações, formação educacional, cursos e/ou treinamento são algumas sugestões de campos para o currículo. Liste sua experiência profissional começando pelo último emprego. Avalie a necessidade de descrever experiências em áreas diferentes ou de curta duração e dê preferência às principais funções executadas em sua vida profissional

  5) Destaque seus contatosEscreva claramente endereço e os números de telefone residencial e celular. Informe email e possibilidades de contato online (Google Talk, MSN etc). Para vagas na área de Humanas, incluir redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut) também pode ser boa ideia, desde que elas sejam um espelho do seu perfil profissional e não contenham informações pessoais que possam comprometer sua imagem. Coloque essas informações em um campo separado no final do documento

  6) Crie palavras-chave
Segundo o diretor da empresa de recrutamento de executivos Robert Half, Fernando Mantovani, um bom currículo pode ser escrito em duas páginas. Caso o candidato tenha muita experiência e não consiga resumir em apenas duas páginas, é recomendado fazer outro documento para ser apresentado durante a entrevista. 

 É importante manter o currículo sempre atualizado, mesmo que o profissional não esteja desempregado. Afinal, as oportunidades podem aparecer a qualquer momento, mesmo quando não se está em busca de um novo trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário